Centro de Educação adquire máquina de escrever em braille para estudantes

O Centro de Educação deu mais um passo em busca da garantia da acessibilidade dos estudantes com deficiência visual ao adquirir uma máquina de escrever em braile. O equipamento está disponível na sala de apoio do prédio IC-IV e auxiliará no desenvolvimento das atividades acadêmicas dos discentes.

A iniciativa do Centro é uma importante ação na perspectiva da educação inclusiva. Para a Diretora do Centro de Educação, Cláudia Maria Mendes Gontijo, os investimentos na acessibilidade são fundamentais para tornar o ensino superior cada vez mais includente. "Essa precisa ser uma prioridade da Universidade Federal do Espírito Santo, porque, felizmente, estudantes com deficiências estão chegando à Ufes. Preparar os espaços físicos é fundamental, mas acredito que a formação de toda a comunidade é necessária para proporcionar o acolhimento e o respeito às diferenças", destacou.

Acessibilidade

No que diz respeito à acessibilidade de estudantes com deficiência visual, o Centro de Educação tem buscado adequar os espaços físicos de forma a atendê-los. Atualmente, todos os espaços acadêmicos e administrativos como biblioteca, laboratório de informática, salas de aula, secretaria integrada dos colegiados de cursos e banheiros possuem sinalização com placas de identificação em braille

Segundo informações do Núcleo de Acessibilidade da Ufes, no primeiro semestre de 2018, o campus de Goiabeiras matriculou 65 estudantes que declararam possuir alguma necessidade educacional especial, seja deficiência física, auditiva, visual, transtornos globais de desenvolvimento ou autismo. Esse cenário reflete a importância do preparo de toda a comunidade acadêmica para receber os estudantes, a fim de que o aprendizado se dê de forma autônoma.