Nota da Direção do Centro de Educação sobre ameaças à Ufes

Vitória, 19 de junho de 2019

Estimados/as discentes, técnicos e docentes,

infelizmente, no dia 18 de junho do corrente ano, fomos surpreendidos com ameaças de ataques às pessoas que trabalham e estudam na Universidade Federal do Espírito Santo. As ameaças espalharam medo e indignação.

Nesse contexto (difícil para nós), é preciso refletir sobre as condições fomentadoras do ódio e que têm proporcionado ataques contra as instituições universitárias públicas. Até o momento, em torno de 19 universidades públicas já sofreram ameaças semelhantes. Em nenhuma delas, conforme anunciado pela mídia, as ameaças foram concretizadas. Esse fato, no entanto, não deixa a comunidade universitária tranquila. Pelo contrário, deixa a todos e todas nós vigilantes e preocupados/as com a situação.

A Universidade Federal do Espírito Santo é um patrimônio social, porque é formada por pessoas que buscam, por meio do seu trabalho, sustento para as suas famílias, por intermédio da pesquisa, do ensino, do estudo e da aprendizagem, melhores condições de vida para toda a sociedade.

Precisamos lamentar o que tem ocorrido com as pessoas que formam o patrimônio da Universidade e salientar que lutamos pelo estabelecimento de uma cultura da Paz. A pesquisa e a formação realizadas nas salas de aula, laboratórios, espaços de leitura etc. buscam a preservação dos direitos humanos, a construção de relações pacíficas e, portanto, a construção da Paz.

Espero que possamos sobreviver a todos esses acontecimentos e continuar a promover, com nossos gestos e atitudes, a não violência, a autonomia, a responsabilidade, a cooperação, a criatividade e a solidariedade.

Saudações fraternas,

Prof.ª Dr.ª Cláudia Maria Mendes Gontijo