Nota de Repúdio a quaisquer formas de discriminação e de preconceito racial

O Conselho Departamental do Centro de Educação manifesta, publicamente, repúdio a quaisquer formas de discriminação e de preconceito racial. Como parte da sociedade dos humanos, somos diferentes. Nessa característica da humanidade, reside a nossa força, beleza e infinitas possibilidades de criação e recriação. Porém, essa mesma característica produziu, ao longo da história, e continua a produzir preconceitos e discriminações que levaram e levam ao exercício de poder sobre as pessoas por conta da cor da sua pele, religião, orientação sexual, dentre outras.

Gustavo Henrique Araújo Forde, professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, para além das suas qualidades pessoais, como capacidade de construção de diálogos, de pontes, é um pesquisador que tem se dedicado a estudar a interface educação e racismo, assim como o movimento negro, problematizando o currículo, a linguagem, a organização escolar etc., que, muitas vezes, reproduz as discriminações e preconceitos presentes na sociedade. Esse tipo de estudo, que descobre os nossos preconceitos, incomodam a muitos que tentam encobri-los, mas também abrem espaço para os que ignoram nossas origens, o valor de todos os seres humanos, desvelem o pior lado dos humanos.

O Centro de Educação tem orgulho de ter, em seu quadro de docentes, um professor que trabalha, cotidianamente, para que possamos viver em uma sociedade livre de preconceitos e discriminações.

Vitória, 03 de maio de 2019

Professora Dra. Cláudia Maria Mendes Gontijo