-A A +A
Campus de Goiabeiras - Vitória - ES

Nota do Conselho Departamental sobre vandalização de cartazes

O Centro de Educação lamenta e repudia a vandalização e a destruição de cartazes de divulgação do evento denominado 3º Seminário Federalismo e Políticas Educacionais, cujo tema gerou atos desrespeitosos e violentos que indicam não só o desprezo ao trabalho acadêmico, como também à própria democracia como valor a ser preservado e ampliado.

Por ocasião do trigésimo aniversário da Carta Magna, professores/as, alunos/as e técnicos/as estão envolvidos na realização do evento acadêmico-científico denominado Para onde vai a Democracia? O Brasil 30 anos após a Constituição de 1988, que reunirá especialistas das mais diversas áreas, com destaque para a área da educação, para debater a Constituição brasileira e os desafios para a afirmação do Estado democrático de direito, do federalismo cooperativo e da educação como direito social de cidadania em um cenário de incertezas, proporcionado pela atual crise política, institucional e econômica.

Ressaltamos que a Constituição Federal de 1988 é o principal símbolo do processo de redemocratização do País, após 21 anos de ditadura militar. O texto aprovado, em 1988, assegurava liberdades individuais e coletivas, direitos políticos, mecanismos para refrear abusos de poder por parte do Estado, bem como um conjunto de direitos sociais como educação, moradia, trabalho, saúde, assistência social, entre outros. Nesse sentido, a Constituição representou enorme avanço para a democracia brasileira, sendo reconhecida como a "Constituição Cidadã", cabendo a todos nós – especialmente aos educadores e aos futuros educadores – a intransigente defesa dessa conquista histórica da sociedade brasileira, o que não condiz com qualquer atitude de hostilidade.

 

Vitória, 31 de agosto de 2018

 

Professora Dra. Cláudia Maria Mendes Gontijo

Presidente do Conselho Departamental do Centro de Educação

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910