Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

Esse Curso insere-se no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Infantil, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e com as Secretarias Municipais de Educação.

Aderindo à proposta de oferta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, versão 2011, a Universidade Federal do Espírito Santo assume o compromisso de ofertar uma turma do referido curso.

O curso de Especialização em Docência na Educação Infantil destina-se aos professores com graduação em Pedagogia, que atuam em instituições públicas do Estado. É coordenado pelo Centro de Educação, em parceria com o Centro de Educação Física e Desportos da UFES.

OBJETIVO GERAL

O Curso tem como objetivos gerais formar, em nível de especialização, professores, coordenadores, diretores de creches e pré-escolas da rede públi­ca e equipes de educação infantil das redes públi­cas de ensino. Busca também atender as demandas de formação de profissionais da educação infantil explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

2.1.1. Propiciar aos profissionais da educação infantil oportunidades de ampliar e aprofundar a análise:

- das especificidades das crianças de 0 a 3 e de 4 a 6 anos, relacionando-as às práticas pedagógicas para a educação em creches e pré-escolas e à identidade do profissional da educação infantil;

-  das políticas nacional e locais de educação infantil e seus impactos;

-  das contribuições à educação infantil advindas das ciências sociais e humanas;

- das relações entre cultura, subjetividade e currículo na educação infantil;

- de estudos e pesquisas na área da educação infantil.

2.2.2. Propiciar aos profissionais da educação infantil oportunidades de analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico para creches e pré-escolas.

2.2.3. Propiciar aos profissionais da educação infantil oportunidades de realizar estudos diagnósticos e propor estratégias para a melhoria da educação infantil em seu contexto de trabalho.

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso está organizado em torno de três eixos temáticos:

1.  Fundamentos da Educação Infantil
  2.  Identidades, prática docente e pesquisa
  3.  Cotidiano e ação pedagógica

Os eixos estão consubstanciados em disciplinas específicas, articuladas e integradas entre si. Visa-se com essas disciplinas que o curso esteja em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

EIXOS TEMÁTICOS DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

I - Fundamentos da Educação Infantil

1. Infâncias e crianças na cultura contemporânea e nas políticas de Educação

Infantil: diretrizes nacionais e contextos municipais

II – Identidades, prática docente e pesquisa

1. Metodologias de Pesquisa e educação infantil

2. Seminários de Pesquisa e Oficinas

3. Análise Crítica da Prática Pedagógica - ACPP

III: Cotidiano e ação pedagógica

1. Currículo, proposta pedagógica, planejamento, organização e gestão do espaço, do tempo e das rotinas em creches e pré-escolas

3. Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

4. Linguagem, oralidade e cultura escrita

5. Expressão e arte na infância

6. Natureza e cultura: conhecimentos e saberes

AVALIAÇÃO

A avaliação em cada disciplina, dependendo de sua natureza, pode ser realizada por meio de provas objetivas, trabalhos em grupo ou relatório de atividades. A avaliação inclui, ainda, a defesa individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso, conforme Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.  A monografia deverá ter seu foco em temáticas que emergem da prática docente na educação infantil, apresentar embasamento teórico-metodológico pertinente e ter como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

O Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil conta com um Comitê Gestor do qual participam as Instituições de Ensino Superior – IES que ofertam o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, reconhecidas pela produção acadêmica no campo da Educação Infantil e por terem constituído núcleos de estudos e pesquisas na área, mantendo-se a proporcionalidade regional. A função primordial do comitê é analisar sistematicamente os processos de avaliação ocorridos nas instituições, no sentido de conferir transparência e dar visibilidade aos procedimentos globalmente realizados.

O Curso é avaliado por um Avaliador interno, docente da instituição, cujas atribuições centrais são: produzir, e aplicar instrumentos de coleta de informações, tratar as informações colhidas e interpretá-las conforme as orientações provenientes do projeto de curso proposto pela Coordenação de Educação Infantil do Ministério da Educação (COEDI/MEC) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), prolatadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo deste procedimento avaliativo é constituir dados, informações e conhecimentos suficientes para orientar as ações desenvolvidas no Curso, bem como subsidiar o trabalho do comitê gestor, anteriormente referido.

O curso é acompanhado e avaliado pelo Prof. Dr. Nelson Figueiredo Andrade Filho, do Centro de Educação Física e Desportos da UFES.

CALENDÁRIO

O Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil tem carga horária de 360 h, nestas não está computado o tempo reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso (Resolução CES/CNE n° 1, de 8 de junho de 2007, art. 5°). O curso deverá ser desenvolvido e concluído em 18 meses. As aulas ocorrem a cada quinze dias, às sextas-feiras à noite e sábados.