Notícias

"A pedagogia histórico-crítica e o processo de concepção e implementação de currículos escolares"

Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes), no dia 27 de março, das 10h às 12h, o grupo de pesquisa “Pedagogia histórico-crítica e educação escolar” estará realizando uma atividade aberta ao público:

Convidado: Lucas André Teixeira (Unesp Araraquara)

8 de março, Dia Internacional da Mulher - Homenagem do CE

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, não poderíamos esquecer das mulheres pioneiras que lutaram e se formaram em Pedagogia pela UFES. O Centro de Educação parabeniza todas as mulheres!

Palestra: “Agenciamentos de Cultura Pop e Currículo”, com o Prof. Daniel Friedrich, da Universidade Columbia, NY/USA

O PPGE, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo, no seu início de semestre 2024/1, apresenta a palestra: "Agências e Currículos de Cultura Pop", com Prof. Daniel Friedrich da Universidade de Columbia NY/EUA 25/03/24, às 9h30, no Auditório PPGE.

Inscrições: https://forms.gle/rspunKLUU2RuMnyj9

Edital de seleção de bolsistas para o PIAA - Edital no 01/2024

A Coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação, no uso de suas atribuições, considerando o disposto no Edital Prograd no 042/2023 – Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA), torna público o Edital de seleção de bolsistas para o PIAA “O curso de Pedagogia do Centro de Educação da Ufes: ações de valorização da profissão e de promoção ao ingresso, à permanência e à conclusão” sob a coordenação da Professora Dra. Ozirlei Teresa Marcilino da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Goiabeiras. Edital no 01/2024.

Palestra de abertura do Seminário de Pesquisa do PPGPE/CE/UFES com o Prof. Dr. Nonato de Assis Miranda

Palestra de abertura do Seminário de Pesquisa do PPGPE/CE/UFES intitulada “Perspectivas e Desafios dos Programas Profissionais em Educação na contemporaneidade”, com o Prof. Dr. Nonato de Assis Miranda, da Universidade Municipal São Caetano do Sul (SP) e Coordenador Adjunto dos Programas Profissionais da Área de Educação na Capes - Avaliação Quadrienal 2021-2024. Dia 11 de março de 2024, às 9h. Local: Auditório do PPGE/CE/UFES.

I Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância na Ufes

I Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância na Ufes sob o tema: "Pedagogia da Alternância e seus impactos na formação de jovens: Discussões sobre as diferentes experiências na América, Europa e Ásia".

Data: 08 de março de 2024

Local: Auditório do PPGE/CE/UFES

Horário: 08h às 13h.

Inscrições: https://forms.gle/wRezpg9T23F1DGFS9

Professores do CE no CONAE 2024

As professoras Ozirlei Teresa Marcilino (DTEPE/CE) e Tatiana de Santana Vieira (DEPS/CE) e o professor Iguatemi Santos Rangel (DLCE/CE) estiveram na Conferência Nacional de Educação, edição 2024, nessa semana, em Brasília. A Conferência, com o tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, reuniu diferentes representações para reiterarem lutas e propostas populares pelo direito à educação.

Nota de Pesar

É com profundo pesar que o Centro de Educação comunica o falecimento do Sr. Walter Giovedi, pai do Prof. Valter Martins Giovedi, do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps).

EDITAL Nº 281, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2023

Processo Seletivo para Professor Substituto do Departamento de Educação, Política e Sociedade. Área: Educação. Subárea: Educação Pré-escolar. Requisitos: Licenciatura Plena em pedagogia e Mestrado em Educação. Inscrições: serão realizadas pelo e-mail: departamento.eps [at] ufes.br(link sends e-mail) no Período de 08/01/2024 a 12/01/2024.

Acesse o edital na página: https://ce.ufes.br/edital-no-281-de-14-de-dezembro-de-2023

Ecologias Insubmissas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE
PROJETO DE EXTENSÃO NARRADORES DA MARÉ
GRUPO DE PESQUISA - TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGENS AUTOPOIÉTICAS

O Ecologias Insubmissas é uma ação de ensino, pesquisa e extensão organizado pelo Projeto de Extensão Narradores da Maré e o Grupo de Pesquisa Territórios de Aprendizagens
Autopoiéticas/Cnpq, ambos vinculados ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação.