Clube de Leitura Literária - Pestes, Epidemias, Pandemias

Foi aprovado, no âmbito do "Edital de enfrentamento à pandemia de Covid-19/Ufes", o projeto do "Clube de leitura literária de obras que tematizam pestes, epidemias e pandemias", sob minha coordenação, submetido a registro na Proex/Ufes, com o nº. 1697/2020. Escrevo a vocês para solicitar ampla divulgação do projeto, que está em seu período de inscrições de interessados.

A participação é livre e gratuita; a atividade é para quaisquer pessoas acima de 12 anos e não requer grau de escolarização, sendo esperada tão-somente a leitura dos livros programados e a frequência aos encontros (que poderão ser presenciais, ou por meio de plataforma de WebConferência, ou, ainda, num formato misto, a depender das condições).

Serão lidas e discutidas pelos participantes ao menos 4 dentre as seguintes obras: 1) A dança da morte (Stephen King); 2) A máscara da morte rubra (Edgar Allan Poe); 3) A peste (Albert Camus); 4) Ensaio sobre a cegueira (José Saramago); 5) Nêmesis (Philip Roth); 6) O amor nos tempos do cólera (Gabriel García Marquez); 7) O último homem (Mary Shelley); 8) Um Ano de Milagres (Geraldine Brooks); 9) Um diário do ano da peste (Daniel Defoe). A decisão sobre as obras será por meio da votação no questionário de inscrição.

Um dos desdobramentos do isolamento social necessário ao enfrentamento à pandemia de coronavírus é a potencialização de emoções como angústia, ansiedade, fragilidade, insegurança, medo. As explicações científicas, por mais qualificadas que sejam, não são bastantes para atuar no entendimento e na elaboração das emoções humanas, e nem fornecem todas as respostas demandadas pela complexidade existencial. A literatura – como saber específico que supera a dualidade objetividade & subjetividade e razão & sensibilidade (DELLA FONTE, 2020), na condição fator indispensável de humanização presente em todas as sociedades em quaisquer épocas (CANDIDO, 2004) – pode contribuir substancialmente com a compreensão e a elaboração das emoções humanas, pela mediação provida por um discurso organizado, uma materialidade objetivada, tal como se dá na obra de arte e tal como se dá no processo de discussão em grupo a respeito dessa obra de arte e do processo de leitura vivenciado.

As inscrições dos interessados ocorrerão até 19 de junho de 2020 por meio do link https://bit.ly/3da7x9R. Após o fim das inscrições, serão divulgados os seguintes dados: I. quais dos 4 livros, entre os 9 sugeridos, serão lidos e discutidos no clube; II. quais os dias e horários dos encontros mensais atendem a maioria dos interessados, entre as possibilidades ofertadas no formulário de inscrição; e, considerando que a proposta de um clube de leitura prevê um número limitado de participantes, a depender da quantidade de interessados, III. quais os selecionados.

Os encontros ocorrerão mensalmente entre julho e novembro, com minha  mediação - maiores informações sobre meu perfil e formação estão disponíveis em: http://lattes.cnpq.br/9399371418356916.

Os arquivos completos referentes ao projeto estão acessíveis no link: http://www.literaturaeeducacao.ufes.br/conteudo/clube-de-leitura-pestes-....

Maria Amélia Dalvi