Memórias, Narrativas e Histórias das/nas Escolas Capixabas: Diálogos na Formação de Professores
Registro (PRPPG): 11073/2021
Este projeto vincula-se ao Laboratório de Ensino de História do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (LAHIS) e objetiva compreender modos de ensinar, aprender e produzir História em contextos educativos, buscando conhecer e promover experiências docentes que sejam capazes de fortalecer os vínculos entre a escola e universidade e de contribuir para a formação inicial e continuada de professores que atuam com a disciplina História. Este estudo busca, por meio de investigações e intervenções, incorporar o método de produção do conhecimento histórico como inerente ao processo didático em sala de aula, a utilização da metodologia de investigação histórica como estratégia ou atividade de ensino e o desenvolvimento profissional do professor como investigador de sua própria prática pedagógica. De modo específico, objetiva: a) investigar o ensino de história, a formação de professores, a história e memória da escola e dos sujeitos escolares, a história dos projetos pedagógicos e do currículo em contextos educativos capixabas; b) analisar historicamente o ensino de História em contexto capixaba, buscando estabelecer e analisar os processos por meio de marcos temporais, legislativos e/ou delimitado pelas fontes; c) analisar o modo como os conhecimentos históricos e culturais locais são abordados por docentes de História em espaços educativos capixabas; d) compreender, pelas narrativas de experiências docentes e pela observação dessas experiências, a potencialidade da História aprendida/ensinada/produzida; e) analisar narrativas de experiências de professores de História que têm trabalhado com elementos da história e da cultura locais em suas práticas docentes nas escolas públicas capixabas; f) mapear, selecionar, organizar e analisar estudos/pesquisas que abordam o ensino de História no Espírito Santo, com foco na formação docente, currículo, livro didático e práticas pedagógicas e; g) promover pesquisas, intervenções e formações em instituições educativas tematizando o ensino de história nos diferentes segmentos da educação básica. interessa a este estudo, especialmente, os processos de ensinar, aprender e produzir História em diferentes contextos escolares capixabas. De modo específico, tematiza: ensino de história, formação de professores, história e memória da escola, história dos projetos pedagógicos e dos currículos. Para tanto, assume os pressupostos de Marc Bloch (2001), Carlo Ginzburg (2007, 2014) para as operações historiográficas, além de basear-se nos pressupostos dos historiadores do ensino de história para construção do aparato teórico, especialmente Bittencourt (2009, 2018), Schmidt (1999, 2012), Thaís Fonseca (2006), Selva Fonseca (2003), Rüsen (2011) e Peter Lee (2003, 2016).
Coordenadora:
Profª Drª Miriã Lúcia Luiz (PPGE/Ufes)
miria.luiz [at] ufes.br
Membros pesquisadores:
Adrielly Nascimento Cruz (Graduanda em Licenciatura em História)
Bruna Carneiro (Doutoranda em Educação Física - Ufes)
Bruna Mozini Subtil (Graduada em Licenciatura em História e Mestra em Ensino de Humanidade pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes)
Brunna Terra Marcelino (Graduada em Licenciatura em História e Mestra em Educação - PPGE-UFES)
Cristiane Pereira de Oliveira Costa (Graduanda em Pedagogia)
Danielle Ribeiro Goulart (Graduada em Licenciatura em Pedagogia e Mestra em Educação - PPGE-UFES)
Esdra Erlacher (Graduada em Licenciatura em História e doutoranda do Programa de Pós-Graduação de História Social das Relações Políticas - Ufes)
João Pedro da Conceição Pacheco (Graduado em Biblioteconomia e Graduando em Pedagogia)
Juliana Belo (Graduada em Licenciatura em História)
Larissa Felipe Guedes (Graduada em Licenciatura em História e Mestranda em Educação - PPGE-UFES)
Louise Storni Vasconcelos de Abreu (Graduada em Licenciatura em História e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação de História Social das Relações Políticas - Ufes)
Maria Alice Saraiva Campos (Graduada em Ciências Humanas e graduanda em Pedagogia)
Mariana Dall Orto Dos Santos (Graduanda em Licenciatura em História e Mestra em Educação - PPGE-UFES)
Mikaella Oliveira Matias (Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais)