GEPPAFE - Grupo de Estudos e Pesquisas CNPq/UFES "Pedagogia da Alternância e Formação Docente: Memórias, experiências e narrativas"

Contextualização do grupo e objetivo:
A expansão da Pedagogia da Alternância no Brasil remete a necessidade de estudos, pesquisas, sistematização e socialização das diversas experiências inseridas na educação básica, superior e na pós-graduação, no campo e também em territórios urbanos específicos. Considerando a aprovação da Resolução CNE/CP nº 1, de 16 de agosto de 2023, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares da Pedagogia da Alternância na Educação Básica e na Educação Superior e o seu espraiamento enquanto matriz teórica e metodológica na educação brasileira, emerge a necessidade de maiores aprofundamentos acerca de suas possibilidades formativas. Nessa perspectiva, o grupo de estudos e pesquisas "Pedagogia da Alternância e Formação Docente: Memórias, Experiências e Narrativas", constitui referência na discussão dessa diversidade de experiências, viabilizando assim a pluralidade de experiências que se forjam na diversidade étnica, cultural e territorial brasileira. Desta forma, o trabalho de estudos e pesquisas produzido pelo grupo alcança as múltiplas experiências do território brasileiro, com pesquisadores que atuam organicamente nesse processo.

Linhas de pesquisa:
Educação, Formação Humana e Políticas Públicas; Pedagogia da Alternância e Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão escolar

Situação do grupo:

• Certificado

Ano de formação:

• 2023

Coordenadores:

• Drª Janinha Gerke
  • Drª Miriã Lúcia Luiz

Área predominante:

• Ciências Humanas
  • Educação