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Lançamento do Livro "Parcerias na Universidade", do autor e professor do Centro de Educação, Erineu Foerste.

O professor do Centro de Educação, Erineu Foerste, lançou o seu livro, intitulado "Parcerias na Universidade", na 16ª Reunião da Região Sudeste da Anped (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação), realizada na Universidade Federal do Espírito Santo, nos dia 25 a 28 de novembro de 2024.

O livro resulta de pesquisas que podem contribuir em discussões de processos interinstitucionais, para produção de conhecimentos na área de educação. Avalia três experiências concretas de parceria que reforçam críticas antigas e introduzem novas (ou renovadas e ressignificadas) dimensões analíticas em relação à antinomia teoria-prática, quando se trata de pensar a educação (e não somente a escola) e a universidade, em cujos movimentos a formação inicial e a formação continuada de educadores são problematizadas. Evidenciam-se práticas curriculares, seus discursos e fronteiras com outros sujeitos e suas palavras. São promovidos diálogos interculturais a partir das palavras de trabalhadores rurais sem-terra, povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhos, povo tradicional pomerano, agricultores familiares, que poucas vezes puderam adentrar espaços acadêmicos instituídos de produção e socialização de conhecimentos.

As experiências de parceria na e com a universidade aqui analisadas registram contradições concretas em diferentes contextos, com tensionamentos e possibilidades de superação via práticas colaborativas interinstitucionais no processo de produção de conhecimento em educação.
O primeiro capítulo avalia o curso Pedagogia da Terra e traz as dimensões da educação na reforma agrária, fundada e conduzida pelo MST. A educação do campo se define como práxis para promoção de educação intercultural como direito social coletivo para todos na cidade e no campo.

No segundo capítulo são discutidos os estudos realizados para a construção do Currículo Básico Comum da Secretaria de Estado de Educação  do ES. O eixo educação do campo foi incluído pela primeira vez na agenda da gestão educacional estadual, para incrementar o que dispõem a Constituição e a LDB.     
O capítulo final analisa o Programa de Formação de Formadores de Educação de Base, proposto pelo Instituto de Desenvolvimento de Educação de Adultos (fundado e dirigido por Paulo Freire em Genebra) em parceria com a UFES, a PUC-SP, ONG's, setores da administração governamental e movimentos sociais na América Latina e África.

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