Manifestação de indignação
O Conselho Departamental do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo, vem, publicamente, manifestar sua indignação com o desrespeito que impera, no Brasil e no Espírito Santo, aos servidores públicos. Dentre as várias, múltiplas e sutis atitudes de desrespeito, provoca profunda indignação a religiosa, como a que ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil Professora “Cida Barreto”, localizado em Vitória, Espírito Santo.
Como um mural escolar pode produzir tamanha ira? Por que a provoca? A resposta talvez seja simples. No mural havia uma boneca Abayomi, de origem africana, que por desconhecimento ou por falta de informação histórica e cultural, fora confundida com um símbolo religioso. Mas e se fosse um símbolo de uma religião de matriz africana? Qual é o problema? Por que o papai Noel que invade as escolas todo final de ano não causa estranheza, sendo ele também um símbolo religioso? E se a boneca fosse loira, branca, assim como o papai Noel? Certamente, não atrairia a ira, não seria “símbolo de macumba”, mesmo sendo símbolo religioso.
Viva Cida Barreto! Viva a professora que construiu o mural com suas crianças!!!! Viva aqueles profissionais que lutam cotidianamente por espaços onde o preconceito religioso, de gênero, de etnia, não tenham vez. Que bonecas de diferentes etnias e cores povoem os universos das crianças e dos/as professores/as para que possamos, no futuro e no presente, erguer outro mundo, diferente e melhor do que vivemos agora. Mais amoroso. Mais colorido. Mais fraterno.
Nossas atitudes, a ação da professora do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Cida Barreto são fundamentais para criar um presente e um futuro descontente com a falta de fraternidade. Essa é a chave. Essa é a bandeira! Saudamos Cida Barreto que expõe, mais uma vez, os preconceitos de líderes religiosos e do Poder Municipal de Vitória que mantém relações econômicas com os preconceituosos.
Professor Dr. Rogério Drago
Presidente em exercício do Conselho Departamental
Centro de Educação – Ufes