Nota de lamento pela morte de Regiane da Silva Pereira

O Conselho Departamental do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo lamenta profundamente a morte da estudante-mulher Regiane da Silva Pereira, matriculada no curso de Licenciatura em Educação do Campo, campus São Mateus, e se solidariza com a dor de familiares, amigos, professores, colegas e alunos.

Conforme demonstram as estatísticas anunciadas nas mídias, no Espírito Santo, a cada ano, muitas mulheres são assassinadas e grande parte morre pelo simples fato de ser mulher.

Questionamos as medidas adotadas pelos atuais governantes para estancar a morte de mulheres em nosso Estado. Sabemos que as origens da violência contra as mulheres estão em uma sociedade machista e patriarcal que, ao longo de sua história, submeteu e oprimiu as mulheres. O fato de as mulheres, na atualidade, apesar da sua história de opressão e submissão impostas, terem conseguido ocupar espaços antes ocupados apenas por homens é um indicador de que, se aliarmos à força das mulheres a vontade política dos nossos governantes, certamente, serão encontradas muitas formas de conter a violência contra as mulheres e de transformar e reeducar nossa sociedade nessa direção.

Vitória, 11 de maio de 2019

Prof. Dr. Rogério Drago