Posicionamento do Centro de educação frente à política educacional implementada no ES

Em 01/06/2021, ultima terça-feira, realizamos uma reunião virtual junto à Secretaria de Educação do EspÍrito Santo (SEDU). O objetivo foi levar à secretaria de educação, o posicionamento  do Centro de educação frente à política educacional implementada em nosso estado.

Participaram da reunião, o Secretário de Estado da Educação - o prof Vitor de Angelo,  a Subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional - prof Andrea Guzzo Pereira, a Gerente de Ensino Médio (GEM)- prof Rosângela Vargas Davel Pinto. O Centro de Educação esteve representado pelo diretor - prof Reginaldo Celio Sobrinho, pelas professoras Eliza Bartolozzi  Ferreira (pesquisadora na temática Ensino Médio e Educação Profissional); Silvana Ventorim (Anfope), Renata Duarte Simões (Coordenadora da Comissão Permanente de Avaliação de Políticas Públicas de Educação-Copappe) e pelos professores Marcelo Lima (pesquisador na temática Ensino Médio e Educação Profissional), Soler Gonzalez (Coordenador do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação-Ppgmpe), Wagner dos Santos (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação-Ufes).

Conforme indicado em pauta, as discussões e reflexões que conduzimos evidenciaram preocupações e o posicionamento  do Centro de Educação relativamente à política do “novo" Ensino Médio que se vem implementando no Espirito Santo.

Em documento anexo, sistematizamos nossas questões e preocupações em uma carta produzida por conjunto por docentes que vem atuando em diferentes e importantes atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro de Educação.

A carta foi enviada ao prof Vitor de Angelo, com a perspectiva de os debates entre a Universidade Federal do Espirito Santo e a Secretaria de Estado da Educação tenham continuidade e que possam orientar a implementação da politica educacional em nosso estado.