Processo seletivo de PROFESSOR FORMADOR para o curso de Pedagogia Intercultural Indígena - PARFOR EQUIDADE/CE/Ufes

O curso de Pedagogia Intercultural Indígena é resultado de um importante passo dado na consolidação do compromisso político da UFES com a educação da população brasileira, entre elas, a educação específica e diferenciada dos povos originários constitucionalmente garantida.

De forma coletiva, essa proposta do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo parte das experiências de pesquisadores internos e externos à Universidade e, de modo especial, pesquisadores indígenas com apoio da coordenação de Educação Escolar Indígena de Aracruz/ES e de lideranças indígenas dos povos Guarani e Tupinikim do Espírito Santo.

Este Processo Seletivo específico tem como objetivo formar professores indígenas, com enfoque intercultural, para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão escolar e na gestão de projetos de etnodesenvolvimento do território.

Desta forma, a Universidade Federal do Espírito Santo publicou edital divulgando o processo seletivo de PROFESSOR FORMADOR para atuar no Semestre 2024/2 do curso de Pedagogia Intercultural Indígena - PARFOR EQUIDADE/CE/Ufes.

O período de inscrição será de 16/07/2024 a 22/07/2024, exclusivamente pelo e-mail:  pedagogia.indigena [at] ufes.br

O curso ofertará 40 vagas destinadas integralmente aos indígenas autodeclarados, respaldados pelas suas comunidades e será realizado em regime de alternância, intercalando períodos de Tem Universidade (TU) e Tempo Aldeia (TA), com duração de 08 semestres, ou seja, 04 anos. Instagram: piindi.ufes

Sítio oficial (em construção): https://ce.ufes.br/piind

Contato: pedagogia.indigena [at] ufes.br