Ufes recebe quarta turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo

A Ufes realiza no dia 8 de janeiro a aula inaugural da quarta turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo - campus Goiabeiras. O evento contará com palestra do professor da Faculdade do Sul da Bahia (FASB), Ademar Bogo, que também é agricultor e poeta.

Organizada por professores e estudantes do curso, a aula inaugural abordará o tema "Educação do Campo: avanços e desafios". O objetivo é recepcionar os novos alunos, oriundos de diversas regiões do Estado, e integrá-los à comunidade universitária.

A coordenadora do curso, professora Débora Monteiro do Amaral, destacou a importância da entrada das novas turmas para a educação do meio rural. "Com a chegada de mais 80 estudantes esperamos continuar fortalecendo a Educação do Campo e lutando contra o fechamento das escolas nessas regiões, além de promover uma educação emancipatória no meio rural", disse.

O evento será realizado no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), e é aberto ao público (veja a programação abaixo).

Conheça o curso

A primeira turma da Licenciatura em Educação do Campo - campus Goiabeiras ingressou em 2014. Esta graduação tem como objetivo formar e habilitar profissionais para atuarem em escolas do campo, lecionando nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física) e Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), e também na gestão de processos educativos escolares e comunitários.

Seguindo a metodologia da Pedagogia da Alternância, o curso organiza-se em Tempo-Universidade, período em que os estudantes tem aulas na Ufes, e Tempo-Comunidade, momento em que os alunos desenvolvem atividades acadêmicas principalmente de pesquisa em seus municípios de origem, com orientação dos professores.

Dessa forma, em atendimento às necessidades, interesses e especificidades desta graduação, as áreas de formação, pesquisa e extensão enfatizam e aprofundam questões relativas à Educação do Campo.

PROGRAMAÇÃO DA AULA INAUGURAL DA 4ª TURMA

Data: 08/01/2018

Local: Auditório Manoel Vereza - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) - campus de Goiabeiras

8h às 9h - Credenciamento e café coletivo