Educação do Campo

O curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo - PROCAMPO se baseia nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura PARECER CNE/CP 05/2005 e a Resolução N.º 1/2006 e 05/2006. Tendo em vista os pressupostos que embasam o presente projeto, o curso destina-se
à formação de professores com postura profissional ética pautada na responsabilidade social para com a construção de uma sociedade includente, justa e solidária, para exercer funções de magistério nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e em outras áreas nas quais sejam previstos
os conhecimentos de um licenciado em sua área de conhecimento e reconhecida diplomação.

A formação de gestores educacionais compreende a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor de Educação, planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares.

Em atendimento às necessidades, interesses e especificidade deste curso, as áreas de formação, pesquisa e extensão deverão enfatizar e aprofundar questões relativas à educação do campo, entendida na sua relação com a emancipação dos trabalhadores/as rurais com a humanização das relações sociais, com o cooperativismo, com a preservação do meio ambiente e com a cultura, com o pensar o campo na sua complexidade. O que implica considerar a trajetória dos movimentos sociais na luta pela educação do campo como direito, contrapondo-se ao uso da educação atrelada a uma lógica simplesmente mercadológica.

O curso é realizado na modalidade presencial, em ambiente próprio ao ensino universitário respeitando-se o percentual determinado pelo Parecer CNE/CP/ nº 9, de 2001, e Resolução CNE/CP nº 2/2002, Art. 2o, que indica a necessidade de ministrar, no mínimo, 10% do tempo da carga horária total do curso, com a introdução de noções básicas de ensino a distância. Ele será realizado em períodos regulares do ano letivo, conforme calendário estabelecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Espírito Santo e obedecerá ao regime disciplinar disposto no Regimento Geral da instituição.

Perfil do profissional

O Curso será desenvolvido de modo a profissionalizar os participantes para atuação:

- Na gestão de processos educativos escolares, entendida como formação para a educação dos sujeitos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, para a construção do projeto político-pedagógico e para a organização do trabalho escolar e pedagógico nas escolas do campo, com ênfases na Educação Fundamental Anos Finais, na Educação Básica de Nível Médio, na Modalidade Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional.
- Na docência em uma das áreas de conhecimento propostas pelo curso: Linguagens (expressão oral e escrita em Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física) e Ciências Humanas e Sociais.
- Na gestão de processos educativos nas comunidades: preparação específica para o trabalho formativo e organizativo com as famílias e ou grupos sociais de origem dos estudantes, para liderança de equipes e para a implementação de iniciativas e ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável que incluam a participação da escola.

Considerando o perfil pretendido, os estudantes do Procampo formarão e habilitarão como profissionais capazes de lecionar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, notadamente nas áreas de Linguagens (Português, Artes, Literatura, Educação Física) e Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Coordenadora

Drª Marluce Leila Simões Lopes