Processo seletivo de ESTUDANTES para o curso de Pedagogia Intercultural Indígena - PARFOR EQUIDADE/Ufes
O curso de Pedagogia Intercultural Indígena é resultado de um importante passo dado na consolidação do compromisso político da UFES com a educação da população brasileira, entre elas, a educação específica e diferenciada dos povos originários constitucionalmente garantida.
De forma coletiva, essa proposta do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo parte das experiências de pesquisadores internos e externos à Universidade e, de modo especial, pesquisadores indígenas com apoio da coordenação de Educação Escolar Indígena de Aracruz/ES e de lideranças indígenas dos povos Guarani e Tupinikim do Espírito Santo.
Este Processo Seletivo específico tem como objetivo formar professores indígenas, com enfoque intercultural, para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão escolar e na gestão de projetos de etnodesenvolvimento do território.
Desta forma, a Universidade Federal do Espírito Santo publicou edital divulgando o processo seletivo de ESTUDANTES para o curso de Pedagogia Intercultural Indígena - PARFOR EQUIDADE/Ufes.
O período de inscrição será de 12/06/2024 a 30/06/2024, exclusivamente pelo formulário no link: https://ps.ufes.br/pedagogiaindigena2024.
O curso ofertará 40 vagas destinadas integralmente aos indígenas autodeclarados, respaldados pelas suas comunidades e será realizado em regime de alternância, intercalando períodos de Tem Universidade (TU) e Tempo Aldeia (TA), com duração de 08 semestres, ou seja, 04 anos. O/a estudante regularmente matriculado fará jus a 1 (uma) bolsa mensal, durante a vigência do curso, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais).
Instagram: piindi.ufes
Sítio oficial (em construção): https://ce.ufes.br/piind
Contato: pedagogia.indigena [at] ufes.br